Bem vindos ao espaço temático do IV Arraiá Literário da EJA do CE Pedro Rizzi
Professoras: Josiane
Teixeira e Eliane Steuck
Inspirados por Guimarães Rosa viajamos do SERTÃO AO MAR. A exposição traz os quatro elementos vitais: TERRA, AR, ÁGUA E FOGO que interagem entre si e agem sobre o ambiente e sobre nós, humanos, transformando-os continuamente. Somos Terra, somos ar, somos água, somos fogo.
Convidamos você a viajar conosco.
Espaço TERRA - Inicie sua viagem no ambiente do Sertão, onde o "Verde, na monotonia cinzenta da paisagem, só algum juazeiro ainda escapo à devastação da rama; mas em geral as árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas" (O Quinze, Rachel de Queiroz).
Espaço AR - As memórias e bagagens de quem deixa sua terra natal e vai tentar a vida em outro lugar estão impressas na alma do sertanejo, que traz consigo e para sempre a terra sagrada de quem recebeu a vida, porque “levo o sertão dentro de mim e o mundo no qual vivo é também o sertão” (Guimarães Rosa).
Espaço ÁGUA - “Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me Nossa Senhora, mãe de Deus de Nazaré” (João Grilo em O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna). É chegado o tempo de transformar e dar novos significados às memórias. Novas histórias são construídas nesta nova terra, onde a água não falta. Onde o barulho do mar embala sonhos nunca antes ousados sonhar...
Espaço FOGO - O último elemento desta exposição é a transformação, a nova história de uma velha história. A releitura da vida que já ficou para trás porque todos nós merecemos a chance de recomeçar. “João foi um pobre como nós, meu filho. Teve de suportar as maiores dificuldades, numa terra seca e pobre como a nossa. Não o condene, deixe João ir para o purgatório.” (A Compadecida em
O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna)
Nenhum comentário:
Postar um comentário